Quando trocar as pastilhas de freio?

É recomendado a verificação do estado das pastilhas de freio de 5.000 a 10.000 kms rodados, dependendo do uso do veiculo.

Quando as pastilhas estão desgastadas, chegando ao limite do uso, o veículo começa a apresentar um ruído forte ao pressionar o pedal do freio. Nesse caso a recomendação é verificar imediatamente a espessura da pastilha.

Se ela encontrar-se com espessura mínima de 2mm, recomenda-se substituir imediatamente.
Como as pastilhas de freio, atuam diretamente nos discos de freio, é muito importante o mecânico avaliar também a situação em que se encontram os discos. O Mecânico deve sempre orientar o consumidor sobre possíveis avarias nos discos, bem com sua espessura mínima de segurança.
Para garantir uma boa frenagem do veículo, é recomendado que os discos de freio sejam retificados ou trocados por novos, caso a espessura mínima de segurança do disco seja ultrapassada.
Após cada troca de pastilhas e discos de freio, o condutor deve tomar mais cuidado em frenagens por aproximadamente 300 kms, que seria o tempo de assentamento das novas pastilhas e ou discos de freio.

 

  Você está aqui: Centro Automotivo Pastilhas de Freio